Saturday, May 26, 2007

Ficha de Leitura - "Um homem com um garfo numa terra de sopas"

Ficha de Leitura

Título da Obra: “Um homem com um garfo numa terra de sopas”

Dados sobre o autor:

· Nome: Jordi Sierra i Fabra ;

· Data de Nascimento : 26/07/1947

É um dos autores mais premiados e lidos da actual narrativa espanhola.

O seu primeiro livro foi “1962-72 História de la Música Pop”.

Editora: AMBAR

Personagens: Isaac Soler, Laia, Laura, Patrícia, Rogelio Puig, Vitorino Martín, Fernando, Tesa, Artemio, Norberto Tejada, Chema Soler, Miguel.

Características da personagem principal: Determinado, romântico, solidário, persistente, curioso, corajoso e inteligente.

Breve resumo da acção:

Chema Soler, um conceituado fotógrafo, encontrava-se no auge da sua carreira, acabara de receber um importante prémio, World Press Photo, pela cruel imagem de matança de indígenas (uma mãe com um bebé nos braços, correndo desesperadamente rodeada de mais três crianças, onde todos eles eram atingidos pela rajada da metralhadora que lhes roubava a vida...) até que se suicida de forma inexplicável! A notícia da sua morte chega ao irmão! Isaac começa a interrogar-se e a especular-se sobre o que poderia levar o seu irmão a cometer tal atrocidade e decide investigar procurando tudo aquilo que pudesse levar ao verdadeiro motivo da sua morte!

Isaac acaba por descobrir, que a foto pode ser a solução para todo este mistério e investiga a fundo tudo o que se relacione com ela... Além disso, antes de se suicidar o irmão escreve-lhe uma carta, onde lhe pede desculpas e também que o compreenda, que seja o melhor jornalista e também o mais honesto! Na mesma carta deixa-lhe uma pergunta: “O que faz um homem com um garfo numa terra de sopas?”.

Isaac começa a procurar tudo o que tenha ligação à sua morte, investigando os últimos locais e pessoas, onde e com quem Chema esteve. Esta investigação acaba por leva-lo até a Selva Laconda (situada a Este do Estado de Chiapas, no México) onde a sua própria vida é ameaçada! Identificado pelo nome, Isaac é preso e levado até ao Coronel Norberto Tejada, o mesmo nome que o seu irmão tinha apontado no seu diário, o mesmo por quem ele gritava de noite, muitas vezes insultando-o e o mesmo que se encontrava nas fotos da morte dos indígenas, que o seu irmão fotografara.

Durante a conversa de ambos, a verdade acabava por surgir... Chema que inicialmente ia fazer uma entrevista ao último líder guerrilheiro de Chiapas, apercebendo-se de que isso não lhe serviria de nada, acabava por vender essas pessoas; fez então, a proposta ao Coronel Norberto Tejada: onde Chema tirava as fotos da apreensão dos guerrilheiros a troco de lhe informar a hora e o local da suposta entrevista. Entretanto o que devia consistir apenas numa apreensão, acabou por se tornar numa cruel matança, que o irmão de Isaac fotografa e que o faz ganhar o tão priveligiado prémio.

Agora tudo encaixava... a repentina mudança do irmão depois de tirar a tal fotografia, que piorou com o recebimento do prémio, a sua carta de despedida e por fim a sua morte.

E, um homem com um garfo numa terra de sopas, bebe e come com as mãos, porque o garfo não lhe serve de nada e, as mãos são tudo o que ele tem! Da mesma maneira que um ser humano na vida só tem a sua honestidade para viver...a única colher para apurar a existência reside em nós mesmos: Mãos e Coração!

Temáticas abordadas na obra: Morte, suicídio, investigação, honestidade e sinceridade.

A minha opinião sobre a obra: Eu achei esta obra muito interessante, foi uma obra na qual tive a curiosidade de descobrir tudo, de a ler até ao fim. Desta obra retira-se uma moral muito boa e penso que este é daqueles livros que transmitem uma mensagem importantíssima e, ao mesmo tempo, possui uma história que intriga e que puxa muito pela curiosidade do leitor. Em nenhuma altura, tive vontade de parar a leitura do livro.

2 comments:

armanda said...

Olá, Filipe. Hoje, ao pesquisar no google sobre a nossa escola, apareceste tu lá e dei cá um salto. Cincidência; logo hoje que actualizaste o teu blog, não é?

luizito said...

queria saber o espaco e o tempo da historia, traços fisicos e psicologicos das personagens todas, perciso do mais rapido possivel, digam me porfavor.